top of page
Foto do escritorRedação

5 Vencedores e 5 Perdedores do GP da Espanha

Max Verstappen continuou sua marcha implacável em direção ao terceiro campeonato mundial consecutivo com uma vitória no Circuito de Barcelona-Catalunha, mas não foi um dia tão agradável para alguns de seus rivais sob o sol espanhol.

Vencedor: Max Verstappen Uma vez que Verstappen se defendeu de Carlos Sainz na largada, o piloto da Red Bull raramente teve que olhar em seus espelhos retrovisores ao converter a pole em uma quinta vitória em sete corridas - e acrescentou a volta mais rápida para arrancar, apesar de sua equipe adverti-lo de fazê-lo porque ele recebeu a bandeira preta e branca para limites de pista. Esta foi a 40ª vitória de Verstappen, sete anos após a primeira, que aliás foi sua primeira corrida pela Red Bull e também na Espanha. O holandês – que terminou entre os dois primeiros em todas as corridas até agora nesta temporada e terminou 26 Grandes Prêmios consecutivos – agora tem uma impressionante vantagem de 53 pontos no campeonato, que é mais do que duas vitórias e dois bônus de volta mais rápida.


Perdedor: Charles Leclerc Este foi um fim de semana para esquecer para Charles Leclerc, o monegasco se classificando para a corrida de domingo em um dolorosamente baixo 19º lugar - apenas um ano depois de ter começado o mesmo evento na pole.

A Ferrari fez ajustes durante a noite, o que significou que ele teve que largar do pit lane, mas, embora seu ritmo parecesse bom no último stint, foi decepcionante no resto da corrida e isso o deixou fora da disputa. Ele terminou em 11º pela terceira vez sem pontuação em sete corridas nesta temporada e está atrás de Verstappen no campeonato por 128 pontos.

Leclerc passou a maior parte de sua corrida na retaguarda na Espanha

Vencedores: Mercedes O chefe da Mercedes, Toto Wolff, avalia que as condições frias e consistentes ajudaram a equipe a colocar o carro na janela certa, garantindo o primeiro pódio duplo da temporada com uma exibição completa com um carro fortemente atualizado. Lewis Hamilton foi um segundo impressionante – seus últimos sete pódios foram para o segundo lugar – e é a 11ª vez que ele sobe ao pódio em Barcelona. George Russell abriu caminho desde o 12º lugar para garantir um improvável primeiro pódio em 2023. Juntos, eles ajudaram a colocar a Mercedes acima da Aston Martin em segundo lugar no campeonato de construtores.

Um pódio duplo foi um bom retorno para a Mercedes, que subiu de volta para o segundo lugar na classificação dos construtores.

Perdedor: Yuki Tsunoda Pela segunda corrida consecutiva, Yuki Tsunoda viu alguns pontos escaparem por entre os dedos. O piloto japonês lutou para chegar ao top 10 com uma série de ultrapassagens impressionantes.

Mas o piloto da AlphaTauri recebeu uma penalidade de cinco segundos por forçar Zhou Guanyu a sair da pista quando eles lutaram pelo P9 indo para a curva 1 - e isso o deixou em 12º na bandeira.

Vencedor: Lance Stroll Lance Stroll aproveitou o fim de semana para seu companheiro de equipe na Aston Martin, Fernando Alonso, terminar em sexto. O canadense superou Alonso pela primeira vez nesta temporada antes de encerrar sua série de duas corridas fora dos pontos. Ele pôde relaxar nas etapas finais, quando Alonso disse à sua equipe no rádio que não atacaria seu companheiro de equipe, tendo lutado para subir do 10º ao 7º lugar após uma parada tardia.


Perdedor: Sérgio Perez A decepcionante forma de Sergio Perez continuou quando ele ficou ainda mais atrás de Verstappen na corrida pelo título com um desempenho medíocre no fim de semana de corrida geral.

Ele foi eliminado no Q2, após seu problemático fim de semana em Mônaco, e então lutou para progredir com rapidez suficiente na corrida para terminar em quarto. Vencedor: Zhou Guanyu Zhou Guanyu deu sequência ao seu melhor desempenho na qualificação desde a segunda rodada em Jeddah com uma corrida vigorosa na tarde de domingo em Barcelona para garantir seu segundo resultado com pontos na temporada.

O nono igualou seu melhor resultado em 2023 (obtido na Austrália) e isso colocou sua equipe Alfa Romeo empatada em pontos com a Haas na luta pelo sétimo lugar no campeonato de construtores.

Embora Perez tenha recuperado para o quarto lugar, foi um retorno ruim de um carro que era a classe do campo

Perdedor: Fernando Alonso O sétimo lugar não foi um resultado ruim para Alonso em 2022 – mas a fasquia aumentou significativamente para ele nesta temporada – tendo conquistado cinco pódios nas primeiras seis corridas.

Mas o bicampeão mundial espanhol não foi capaz de fazer mágica para seus adorados fãs da casa, primeiro cometendo um erro na classificação que o deixou em oitavo lugar no grid – seu pior início de ano. Na corrida, o Aston Martin não parecia particularmente rápido tanto no macio quanto no duro e, como resultado, uma recuperação para o pódio nunca foi realista.

Vencedores: Alpine A Alpine continuou sua recuperação recente na forma com a terceira pontuação consecutiva de pontos duplos, com Esteban Ocon terminando em oitavo - seu terceiro top 10 consecutivo - e Pierre Gasly terminando em 10º.

Poderia ter sido muito melhor, se Gasly não tivesse sofrido duas penalidades de três posições no grid por atrapalhar na qualificação.


Mas outra conquista saudável de pontos solidificou seu quinto lugar no campeonato de construtores, colocando uma boa luz do dia entre eles e as cinco últimas equipes.

Perdedor: Lando Norris Lando Norris teve uma das melhores performances de qualificação de sua carreira na Espanha, terminando em um excelente terceiro lugar.

Mas ele mal passou 30 segundos naquela posição depois que as luzes se apagaram, o piloto da McLaren fazendo o menor contato com Hamilton enquanto o campo se acumulava nas primeiras curvas.

Ele foi forçado a ir aos boxes para uma nova asa dianteira e isso o deixou no fundo do campo, fora da disputa. Norris disse após a corrida que teria lutado para se manter nos pontos mesmo sem aquele contato – mas teria sido divertido pelo menos vê-lo tentar.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page