top of page
Foto do escritorRedação

5 histórias que vão te animar antes do GP da Espanha

Após o emocionante fim de semana de Mônaco, você não precisa esperar muito para fazer sua próxima corrida de Fórmula 1, já que o paddock faz uma jornada relativamente curta pela costa do Mediterrâneo para o Grande Prêmio da Espanha deste fim de semana.

E com muito o que esperar e refletir sobre a última corrida, aqui estão alguns dos grandes pontos de discussão a caminho de Barcelona…

1. Como Perez responde? O fim de semana da corrida de Mônaco trouxe muita ação emocionante e uma sessão de qualificação impressionante que foi seguida pela corrida dramática, mas para Sergio Perez foi um Grande Prêmio para esquecer.

Sua grande queda no Q1 o deixou largando do final do grid - e isso significava que ele tinha uma montanha para escalar para tentar se colocar no quadro de pontos. Depois de um pit stop inicial, as coisas não deram certo e o mexicano se envolveu em vários incidentes antes de terminar em 16º classificado. É a primeira vez que ele não consegue marcar nesta temporada e, juntamente com a vitória de Max Verstappen, deixa Perez cerca de 39 pontos atrás de seu companheiro de equipe no campeonato de pilotos.

Mas ele tenta se recuperar na primeira oportunidade possível graças às corridas consecutivas - e ele era uma ameaça para a vitória na Espanha há 12 meses. Um fim de semana limpo será a chave para conseguir o título novamente, e o Circuito de Barcelona-Catalunha é uma pista que deve se adequar aos pontos fortes da Red Bull.

Perez teve um fim de semana para esquecer em Mônaco - mas tem uma chance imediata de se recuperar

2. Corrida caseira de Fernando Carlos Sainz teve um excelente apoio em casa nos últimos anos, mas parece haver algo a mais na atmosfera do Circuito de Barcelona-Catalunha quando Fernando Alonso corre lá em um carro competitivo.

A última vitória de Alonso na Fórmula 1 aconteceu aqui em 2013, e esse também foi seu último pódio em sua corrida em casa. Desde então, ele não terminou acima do sexto lugar e só marcou pontos em três ocasiões. Mas o bicampeão mundial espera muito melhorar esse recorde neste fim de semana…

Recém-chegado de Mônaco, onde atuou com chances de vitória e somou seu melhor resultado desde a Hungria em 2014, os torcedores da casa chegarão com o espanhol apenas 12 pontos atrás de Perez na classificação de pilotos. E com a Aston Martin mostrando um ritmo forte em todos os locais até agora nesta temporada - bem como introduzindo atualizações em Mônaco - quem seria contra o conto de fadas dele finalmente garantindo a vitória número 33 na frente de sua torcida?

A última vitória de Alonso na F1 aconteceu em casa em 2013

3. Uma visão real das atualizações da Mercedes A lista de atualizações trazidas para Mônaco por todas as equipes foi longa após o cancelamento do Grande Prêmio da Emilia-Romagna, mas não era o circuito que alguém esperava aprender mais sobre suas respectivas novas peças.

O Barcelona, ​​por outro lado, oferece uma grande oportunidade para isso. É uma pista que tem sido usada regularmente como local de teste no passado, com uma combinação de curvas longas e de alta velocidade, juntamente com algumas seções de velocidade ligeiramente mais baixa que darão maior ênfase ao desempenho aerodinâmico e ao downforce.

E esse é um layout que permitirá à Mercedes aprender muito mais sobre os componentes que trouxe para Mônaco, tendo originalmente a intenção de rodá-los em Imola. Esperava-se que as mudanças na suspensão dianteira, piso e sidepod proporcionassem mais desempenho em todos os circuitos, mas Mônaco dificultou a leitura devido à falta de dados consistentes que podem ser coletados, por isso será muito mais evidente na Espanha, onde essas informações podem ser obtido e analisado. Mas não é só na Mercedes que devemos ficar de olho. A Ferrari afirmou que terá algumas peças novas significativas em seu carro, enquanto a Red Bull pode trazer algumas atualizações depois de executar desenvolvimentos limitados em Mônaco. Nenhuma das equipes está parada.

O novo visual da Mercedes estava em exibição em Mônaco

4. Um novo layout de pista Eu poderia ter dito que Barcelona tem sido usada regularmente para testes na Fórmula 1, mas isso tende a acontecer em um layout que incluía uma chicane antes da curva final. Isso permitiu que as equipes vissem como seus carros se comportariam em baixa velocidade e tração, mas era um pouco diferente em comparação com o resto do circuito.

Este ano, os organizadores da corrida concordaram com a FIA e a F1 em reverter o layout anterior usado pela última vez em 2006. Isso significa que a chicane é contornada, com a penúltima curva – Curva 13 – uma curva mais rápida para a direita que então leva para a curva final a uma velocidade muito maior.

A mudança significará que as equipes precisarão de configurações diferentes do passado, então os treinos de sexta-feira serão cruciais para entender o impacto, ao mesmo tempo em que nos permitirá ver a última geração de carros em seu melhor, produzindo downforce nas curvas de alta velocidade. . Com a longa reta dos boxes para seguir duas direitas tão rápidas, a capacidade de seguir mais de perto nesses carros do que a geração anterior a 2022 também deve significar que ainda há muito potencial para ultrapassagem na curva 1, bem como na curva. 10 – ele próprio remodelado apenas em 2021, à medida que o Circuito de Barcelona-Catalunha continua a evoluir.

Mudanças de pista significam que agora há duas curvas rápidas para a direita para atirar os carros para a reta principal

5. O início de algo na Alpine? Embora houvesse um maior escrutínio da Alpine em torno do Grande Prêmio de Miami, a equipe teve um bom desempenho no dia da corrida na Flórida e, em seguida, trouxe uma série de atualizações para Mônaco enquanto tentavam construir o que é um carro de linha de base forte.

Mas chegando ao fim de semana de Mônaco, as expectativas eram relativamente baixas, com Esteban Ocon sugerindo que terminar entre os 10 primeiros teria sido um resultado pelo qual ele se inscreveria se fosse oferecido antes de qualquer pista. Quão pouco ele sabia. A Alpine melhorou a cada sessão e Ocon acabou largando em terceiro com Pierre Gasly em sétimo depois de fortes desempenhos na qualificação, mantendo essas posições na corrida por pontos que os deixa confortavelmente à frente da McLaren no campeonato de construtores.

Um pouco como a Mercedes, o mais emocionante é se a Alpine pode replicar esse tipo de desempenho em uma pista muito diferente na Espanha, porque Mônaco não foi marcado como um local adequado para eles. Se eles puderem acompanhar, pode ser o início de uma nova fase da temporada, onde os quatro primeiros realmente se tornam os cinco primeiros.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page