top of page

5 histórias que vão te animar antes do GP da Emilia-Romagna

Depois de toda a emoção de Miami, o próximo local é um dos mais icônicos do calendário da Fórmula 1 enquanto nos dirigimos para o impressionante Autódromo Enzo e Dino Ferrari. E à medida que a parte europeia da temporada avança, há muito o que falar antes da corrida em Imola…

1. Essa atualização da Mercedes Se você não ouviu falar que a Mercedes está trazendo algumas peças novas para Imola, você fez um ótimo trabalho em evitar as notícias. Desde o início difícil da temporada no Bahrein, a Mercedes tem falado sobre atualizações e tentando mudar sua temporada, com um novo caminho de desenvolvimento identificado e explorado nos últimos meses.

Os primeiros frutos reais desse trabalho serão vistos em Imola, onde Toto Wolff disse que a Mercedes terá uma nova carroceria, um novo piso e uma nova suspensão dianteira. É uma quantidade significativa de novas peças que serão testadas na sexta-feira, com Wolff admitindo que é uma partida muito grande para a equipe poder realizar testes consecutivos das versões antigas e novas.

Dado que a Mercedes é a única equipe a terminar um Grande Prêmio entre os dois primeiros, exceto a Red Bull nesta temporada, e após o quarto lugar de George Russell em Miami, que o deixou a pouco mais de 0,1s por volta do ritmo de Fernando Alonso em média, o quão competitivo poderia Mercedes se tornou?

Essa é uma pergunta que talvez esteja na boca do pessoal da Aston Martin mais do que a maioria devido à ameaça que a Mercedes representa, mas a Aston terá suas próprias atualizações continuando enquanto tenta diminuir a diferença para a Red Bull e dar a Fernando Alonso a melhor chance possível de acabar com uma seca de vitórias que já dura mais de 10 anos, até o Grande Prêmio da Espanha realizado em 12 de maio de 2013.

Todos os olhos estarão voltados para a Mercedes para ver como suas novas atualizações funcionam

2. Ferrari buscando consistência (e eles não estão sozinhos) Enquanto a primeira grande atualização da Mercedes chega neste fim de semana, a Ferrari trouxe novos detalhes para as corridas recentes – incluindo um novo piso em Miami – e continuará a fazê-lo enquanto procura por um item específico. Não desempenho (embora eles também estejam procurando por isso), mas consistência.

Tanto os pilotos quanto o chefe da equipe, Fred Vasseur, têm falado sobre o fato de que o carro tem um ritmo real às vezes, mas inexplicavelmente não. Basta olhar para Baku, onde Charles Leclerc conseguiu colocar a Ferrari na pole position duas vezes durante o fim de semana, mas quase acabou caindo nas garras de Alonso na corrida.

Foi em Miami que o problema foi ainda mais proeminente, com Leclerc dizendo que está achando difícil ganhar confiança, como talvez mostrem suas duas quedas durante o fim de semana.

“O que nos falta é consistência no carro”, disse Leclerc. “O carro é… não é nem de curva a curva, é apenas na mesma curva que posso ter um enorme equilíbrio de sobreviragem e depois um enorme equilíbrio de subviragem. Nosso carro é tão afetado pelo vento…”

A Ferrari não está sozinha em querer mais consistência, já que a McLaren também chegará a Imola com problemas para resolver. No Azerbaijão, uma atualização significativa no piso colocou a equipe mais perto de onde esperava estar com seu carro de lançamento, e eles tiveram uma corrida sólida com Lando Norris marcando pontos. Mas os dois pilotos foram eliminados no Q1 em Miami e não conseguiram progredir em uma corrida sem incidentes, com o chefe da equipe, Andrea Stella, chamando isso de “uma verificação da realidade”. 3. A Alpine procura responder às críticas do chefe Se Ferrari e Mercedes estão procurando corrigir problemas, na Alpine é mais um caso de dar uma resposta ao CEO.

Laurent Rossi foi contundente com o início da equipe nesta temporada – colocando pressão especial sobre as responsabilidades do chefe da equipe, Otmar Szafnauer – mas fazendo isso em um fim de semana em Miami, onde a Alpine marcou o dobro de pontos pela segunda vez nesta temporada. A frustração de Rossi parece resultar, pelo menos em parte, de oportunidades perdidas, mas a Alpine certamente teve o ritmo em várias ocasiões durante 2023 até agora, ameaçando Mercedes e Ferrari por passagens pela Arábia Saudita, Austrália e Miami antes de finalmente ficar aquém.

O Azerbaijão foi um fim de semana decepcionante com erros de equipe e piloto ao analisar um carro atualizado, mas após o desempenho mais sólido em Miami, haverá esperança real dentro da Alpine de que eles possam fazer mais pontos e se restabelecer em quinto lugar na o campeonato de construtores.

O CEO da Alpine, Laurent Rossi, exigiu uma grande melhoria da equipe

4. A batalha dos pilotos da Red Bull Você não achou que eu ia deixar essa de fora né? Por mais impressionante que Max Verstappen tenha se recuperado de nono no grid em Miami para vencer pela terceira vez nesta temporada, mesmo em um fim de semana em que Sergio Perez admitiu que não estava pilotando no seu melhor, ele ainda fez Verstappen trabalhar duro para o vitória.

Apenas 14 pontos separam os dois companheiros de equipe rumo a Imola e é neste tipo de local que Perez realmente precisa entregar, tendo dito que seu forte início de temporada não se deve ao seu gosto por circuitos de rua, mas a um maior nível de conforto dentro do RB19. Capaz de jogar com o carro mais do que seus antecessores, Perez espera continuar em forma e lutar com Verstappen pela vitória mais uma vez.

A Red Bull marcou uma dobradinha em Imola no ano passado e trabalhará para manter sua vantagem no início da temporada para garantir outra luta direta entre seus dois pilotos neste fim de semana.

Quem vai sair por cima na luta do companheiro de equipe Red Bull neste fim de semana?

5. Um circuito icônico para iniciar o cabeçalho triplo Você pode esperar que não haverá um grande número de fãs nas arquibancadas neste fim de semana que compartilham os mesmos sentimentos da Red Bull acima, com os tifosi em vigor para apoiar a Ferrari em uma de suas corridas em casa.

Em uma pista que leva o nome de Enzo Ferrari e seu primeiro filho Dino, os fãs da Scuderia lotam regularmente as arquibancadas e vários pontos de vantagem ao redor do circuito para ficar atrás de sua equipe, com Maranello a apenas uma hora de distância. Mas não haverá tempo para as equipes respirarem e aproveitarem muito o momento, já que Imola é a corrida de abertura da primeira tripla cabeçada da temporada.

Seguem-se as viagens a Mónaco e Barcelona enquanto o paddock avança ao longo da costa do Mediterrâneo, proporcionando a oportunidade de golpes significativos nas várias batalhas do campeonato num curto espaço de tempo.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page